Assim como o mercado de tecnologia como um todo, a área de cloud também sofre com a carência de profissionais qualificados no Brasil e em outros países da América Latina. Em uma iniciativa para tentar reduzir este problema, a Nexa, uma das maiores mineradoras de zinco do mundo, e a Amazon Web Services (AWS) estão lançando o programa Talento na Nuvem. O programa é inteiramente online e grátis, e voltado para estudantes que estão cursando ou concluíram o terceiro ano do ensino médio em escolas públicas.

Em sua fase inicial, oferecida a partir de hoje pela plataforma DIO, o curso oferece um treinamento de cinco horas sobre sobre os conceitos básicos da computação em nuvem e sobre as soluções oferecidas pela AWS.

Após esta fase, 3 mil pessoas serão selecionadas para o curso profissional Talento Cloud Pro, com conteúdo de introdução à programação, habilidades socioemocionais, o curso AWS Cloud Practitioner, que apresenta os conceitos, serviços e terminologia da nuvem AWS, e capacitação no uso do Amazon CodeWhisperer, ferramenta de programação da AWS. Com 300 horas de carga horária distribuídas em quatro meses, esta capacitação terá início no dia 31 de julho, e será conduzida pela Proz Educação, no Brasil. Após formados, os estudantes receberão vouchers gratuitos para realizarem o exame de certificação AWS Cloud Practitioner, primeiro nível de certificação da AWS.

As inscrições para os cursos podem ser feitas neste link.