O jornal americano The New York Times publicou uma matéria com o título “Ameaças de golpe abalam o Brasil com aumento das mortes por vírus”. O texto teve destaque na capa da versão impressa do periódico e afirma que o presidente Jair Bolsonaro e seus aliados estão usando a perspectiva de intervenção militar para proteger seu poder.

“A crise se tornou tão intensa que algumas das figuras militares mais poderosas do Brasil lançam alertas de instabilidade — enviando estremecimentos de que poderiam assumir e desmantelar a maior democracia da América Latina”, diz trecho da reportagem escrita por Simon Romero, Letícia Casado e Manuela Andreoni.

Ao longo do texto, os repórteres citam alguns dos embates ocorridos no último mês entre Bolsonaro, seus filhos e aliados, com o Legislativo e com o Judiciário, além das frequentes ameaças e desafios a outros Poderes e instituições.

“Em vez de de denunciar a ideia, o círculo mais próximo do presidente parece estar clamando para que os militares entrem na briga. De fato, um dos filhos do presidente, um congressista que elogiou a antiga ditadura militar do país, disse que uma ‘ruptura’ institucional semelhante era inevitável”, diz a reportagem.

O NYT ainda ressalta que o presidente por enfrentar problemas no Supremo Tribunal Federal por sua conduta frente a crise do novo coronavírus, escondendo os dados de mortos pela Covid-19. A reportagem também faz menção às trocas de ministros da Saúde e da frustrada campanha pela expansão do uso da cloroquina.