Tecnologia & Meio ambiente

Nevascas criam túneis de neve de até seis metros nos Alpes franceses

Nevascas criam túneis de neve de até seis metros nos Alpes franceses

Foto tirada em 10 de janeiro de 2018 e cedida pelo Data Avalanche mostra pessoas olhando para parede de neve em Bonneval-sur-Arc, nos Alpes franceses - Data Avalanche/AFP

As avalanches e as nevadas recorde nos Alpes franceses soterraram algumas estradas, criando túneis de neve que os motoristas devem atravessar para subir e descer as montanhas.

Impressionantes imagens de Bonneval-sur-Arc, perto da estação de esqui de Val d’Isere, mostravam uma escavadeira abrindo caminho na neve que havia bloqueado uma estrada local.

Ao retirar a neve da via foram criados túneis, em que os veículos passam um a um, entre dois grandes muros de até seis metros de altura.

Em algumas áreas de grande altitude da região de Saboia caiu nesta semana até 1,80 metro de neve em apenas 36 horas. Uma leve melhora das condições climáticas permitiu que as autoridades levantassem na terça-feira o alerta vermelho para avalanches.

Enquanto isso, os socorristas seguiam procurando na quinta-feira um esquiador britânico de 39 anos que desapareceu na noite de domingo na estação alpina de Tignes.

Mas o acesso permanece limitado em muitas localidades.