CRANS-MONTANA, 30 JAN (ANSA) – A prova de downhill do Campeonato Mundial de Esqui Alpino, em Crans-Montana, na Suíça, foi cancelada nesta sexta-feira (30) devido ao alto risco para os atletas.
Uma hora após a largada, apenas seis competidores haviam descido a pista, mas três deles sofreram quedas, entre eles a multicampeã americana Lindsey Vonn, de 41 anos. Ela se levantou sozinha, mas mancava e tocava repetidamente o joelho esquerdo.
A poucos dias das Olimpíadas de Inverno de 2026, em Milão e Cortina d’Ampezzo, a veterana se acidentou pouco depois da largada da prova, após uma aterrissagem ruim em um salto.
Vonn caiu contra a rede de segurança, e seus esquis não se soltaram. Ela foi levada de helicóptero ao hospital para a realização de exames.
“Seu pé esquerdo e o joelho esquerdo estão um pouco doloridos, mas estou otimista. Esperamos que ela fique bem”, afirmou seu treinador, Aksel Lund Svindal, à mídia austríaca.
O local da prova apresentava visibilidade reduzida devido ao céu nublado e foi atingido por uma forte nevasca que persistiu em altitudes mais elevadas. Com isso, a pista de Mont Lachaux tornou-se intransitável para os competidores.
Em alguns trechos, a pista estava extremamente dura e gelada.
Apesar de limpa, ainda havia acúmulo de neve, o que dificultava a visualização das condições do traçado pelos atletas em vários pontos do percurso. (ANSA).