Em uma série de Stories no Instagram, o humorista Pedro Manso, 51, revelou que foi diagnosticado com demência. Na segunda-feira, 26, ele abriu o coração ao contar que tem enfrentado problemas de memória e esquecimento recentemente.

+Antes de diagnóstico de demência, Pedro Manso passou por sérios problemas de saúde

+Assim como Pedro Manso: veja outros famosos que foram diagnosticados com demência

“Estou passando por um problema muito sério de demência, esquecimento muito sério. E hoje resolvi passar para vocês e cheguei a essa conclusão, não queria acreditar, mas infelizmente tenho que aceitar e pedir a Deus que me dê a cura e me proteja, e alertar a muitos que possam estar passando por esse mesmo problema”, desabafou Pedro.

No relato, o artista ainda contou que perdeu um compromisso profissional por causa da doença. “Infelizmente tenho que admitir que estou doente com esse problema de demência e esquecimento! Então é isso! Orem por mim”, pediu.

Manso disse que sua mãe teve Alzheimer, uma das formas mais comuns de demência, mas que acredita que não está com a mesma doença. Ele disse que vai procurar um especialista para fazer um diagnóstico e um tratamento adequados. “A situação está se agravando muito rápido. Eu, às vezes, esqueço de ligar para os meus amigos mais chegados, às vezes, me pedem para gravar vídeo e eu acho que tinha gravado e esqueço de mandar”, finalizou.

Para entender mais sobre o diagnóstico de Pedro Mando, a IstoÉ Gente procurou o Dr. Sérgio Jordy, que é Neurologista do Centro Médico Sinapse e da Rede D’or, que explicou a doença. Confira!

“A falta de memória é uma das queixas mais comuns no consultório neurológico e pode ser decorrente de várias causas, entre elas, as demências que são mais comuns a partir da quinta década de vida e geralmente cursa com uma perda progressiva de memória recente – que depois vai progredindo e dificultando as atividades do indivíduo e culmina por incapacita-lo”, inicia o profissional.

  • Diagnóstico

O diagnóstico precoce pode ajudar a prevenir a piora da doença aliada com um tratamento imediato. Para saber se tem demência, basta fazer um teste genético e um exame de sangue.

  • Prevenção

Ter bons hábitos como uma alimentação saudável, beber bastante água, não fumar, não ingerir drogas, não ser fumante, fazer exercícios físicos constantes e dormir bem, pode ajudar a inibir a doença, mas não garante evitá-la.

  • Tratamento

Não há tratamento curativo para essa condição degenerativa. Os tratamentos geralmente reduzem a velocidade da piora não havendo cura. Remédios, terapias de estimulacão cognitiva e atividade física podem ajudar a amenizar a doença.