Ediçao Da Semana

Nº 2742 - 12/08/22 Leia mais

O último dia de trocas na NBA reservou uma bomba: James Harden vai trocar o Brooklyn Nets para formar dupla com Joel Embiid na Philadelphia. O negócio se formalizou nesta quinta-feira, mas o jogador já havia esboçado ainda nessa manhã que gostaria de ser deixar os Nets.

Os 76ers haviam demonstrado há semanas o desejo de contar com o ala-armador para temporada. Mas Steve Nash chegou a afirmar que os Nets não iriam negociar o jogador, há apenas cinco dias. Para concretizar a troca, Philadelphia enviará a Brooklyn Ben Simmons, Seth Curry e Andre Drummond, além de duas escolhas de primeira rodada no draft.

Nos bastidores, Harden andava insatisfeito com os Nets. Na última temporada, a franquia chegou até as semifinais de conferência, quando foi eliminada pelo Milwaukee Bucks. Além disso, o ala perdeu os últimos quatro jogos por conta de lesão na coxa, o que alimentou os rumores de que deixaria Nova York.

Essa será a segunda troca de equipe em duas temporadas para Harden. Por conta disso, o negócio demorou a ser finalizado: o jogador tinha medo da reação da opinião pública e dos torcedores, como contou Adrian Wojnarowski, jornalista da ESPN. Nessa sua passagem de pouco mais de um ano no Brooklyn, o jogador teve média de mais de 20 pontos por jogo, além de 8.3 rebotes e mais de 10 assistências.

Agora em Brooklyn, essa pode se tornar uma oportunidade de reabilitação para Ben Simmons. Vivendo situação difícil na Philadelphia, o armador já havia sido suspenso da equipe por conduta prejudicial. Seu desempenho há mais de uma temporada deixava a desejar. O jogador foi duramente criticado por seus companheiros e por seu técnico, Doc Rives. Brooklyn pode oferecer essa chance para Simmons se recuperar na carreira.