Netflix reage sobre polêmica envolvendo Gascón: ‘É uma pena’

NOVA YORK, 14 FEV (ANSA) – Após dias de silêncio, a plataforma de streaming Netflix finalmente se pronunciou sobre o gigantesco escândalo envolvendo seu principal filme indicado ao Oscar, Emilia Pérez, e a protagonista espanhola Karla Sofia Gascón, colocando em risco uma ou mais das 13 indicações ao maior prêmio do cinema.   

Em entrevista ao podcast “The Town”, a diretora de conteúdo da Netflix, Bela Bajaria, lamentou que as polêmicas tenham sido uma distração às indicações e amor recebido pelo longa em premiações.   

“É uma pena para essas pessoas incrivelmente talentosas que fizeram um filme incrível”, afirmou ela.   

A declaração é dada após Gascón se envolver em uma polêmica com publicações racistas, xenofóbicas e islamofóbicas em seu antigo perfil no X. Após os tuítes virem à tona, a Netflix decidiu afastá-la das campanhas promocionais da produção nos Estados Unidos. Na sequência, a atriz espanhola chegou a pedir desculpas e garantiu que iria se manter em silêncio.   

Segundo a diretora, “quando você olha para as indicações e toda a admiração dos prêmios, é realmente uma pena que isso tenha tirado o mérito deste filme incrível que Jacques Audiard ? um diretor incrível ? fez”.   

“É realmente uma chatice para muitas pessoas, como [as colegas de elenco] Zoe [Saldaña] e Selena [Gomez]. E nossa equipe de premiação fez uma campanha incrível para esse filme”, acrescentou Bajaria.   

Quanto à questão de a Netflix ser acusada de omissão por não estudar as atividades de Gascon nas redes sociais com antecedência, a diretora de conteúdo disse que “não é uma prática comum voltarmos e olharmos tuítes antigos”, mas a plataforma está “repensando isso agora”.   

Por fim, Bajaria afirmou que, apesar de tudo, a Netflix não se arrepende de ter comprado o filme: “É incrível e corajoso e repercutiu em muitas pessoas dessa forma”. (ANSA).