A Netflix anunciou nesta segunda-feira (18) uma parceria com o ‘Arab Fund for Arts and Culture’ (Fundo Árabe para Artes e Cultura) para o apoio de cinco projetos com lideranças femininas. Com informações de Filmelier.

O Arab Fund for Arts and Culture foi fundado em 2007 por ativistas culturais árabes como uma fundação independente para apoiar artistas, escritores, pesquisadores, intelectuais, bem como organizações da região árabe que trabalham no campo das artes e cultura.

O projeto contempla uma doação única de US$ 250.000 (R$ 1,170 milhão, na cotação atual) para produtoras e diretoras por meio do Netflix Fund for Creative Equity. O objetivo é ajudar a criar novas oportunidades para comunidades sub-representadas na indústria do entretenimento.

“Estamos comprometidos em contar histórias sobre e por mulheres em todo o mundo árabe. O mundo árabe tem uma longa história de mulheres no entretenimento, e tivemos sucessos e estreias incríveis na região, da qual estamos muito orgulhosos. Mas para dar a mais pessoas a chance de ver suas vidas refletidas na tela, precisamos de mais mulheres atrás e na frente das câmeras”, disse Nuha el Tayeb, diretora de aquisições de conteúdo da Netflix, do Médio Oriente, Norte da África e Turquia.

Já a diretora executiva da AFAC completa: “Cada vez mais cineastas mulheres árabes estão criando imagens em movimento que têm o poder de lançar luz sobre as realidades da região. Esta segunda colaboração com a Neftlix, desta vez para apoiar as mulheres no campo do cinema, complementa perfeitamente a missão da AFAC de promover a diversidade de vozes e narrativas”.