Cultura

Netflix, Amazon e mais: 11 filmes e séries para entender o Talibã e o Afeganistão

Netflix, Amazon e mais: 11 filmes e séries para entender o Talibã e o Afeganistão

Mitch Nelson (Chris Hemsworth) em '12 Heróis'


Listamos 11 filmes e séries em plataformas de streaming, como Netfllix, Amazon Prime e Globo Play, que retratam a supressão das liberdades individuais dos regimes fundamentalistas e governos teocráticos que ajudam a entender o regime do Talibã no Afeganistão.

Globo Play
O Conto da Aia – The Handmaid’s Tale: A Gilead, grupo político teocrático que vai ganhando poder nos EUA, dá um golpe no país e impõe o regime teocrático. Com isso, as mulheres perdem total autonomia dos seus corpos, não podem mais trabalhar e estudar, sua função é reduzida à reprodução. Roteiro escrito com base em uma viagem ao Afeganistão.

Netflix
Soldado Anônimo: Um batalhão da marinha no Afeganistão encara uma missão aterrorizante ao tentar ajudar na fuga de uma conhecida opositora do Talibã.
A Hora Mais Escura: Retrata a busca por Osama Bin Laden desde os ataques terroristas de 11 de setembro.
O Califado: Conta a história de Pervin, jovem mãe que se radicou no Oriente Médio desde que se casou com Husam, membro do Estado Islâmico. Com um clima sufocante, a série nos mostra o dia a dia das mulheres que vivem em uma região dominada pelo Estado Islâmico que, assim como o Talibã, é teocrático e alija as mulheres de direitos.

HBO Max
C. B. Strike: O veterano de guerra Cormoran Strike (Tom Burke) retorna da guerra no Afeganistão e abre uma firma de investigação particular operando em um pequeno escritório na Denmark Street em Londres.

Amazon Prime
Kabul Express: Filme de ficção do diretor Kabir Khan, que fez vários documentários ao longo dos anos no Afeganistão. Segundo ele, é vagamente baseado nas experiências dele e de seu amigo Rajan Kapoor no Afeganistão pós-Talibã.
O Grande Herói: Baseado na missão “Operação Asa Vermelha”, que recrutou 4 membros do agrupamento SEAL 10 em 28 de junho de 2005 para matar o líder talibã Ahmad Shah.
Campo de Matança: Durante anos, as denúncias de crimes de guerra têm girado em torno das forças especiais da Austrália no Afeganistão. Com filmagens exclusivas e testemunho de um ex-agente das forças especiais, este documentário revela uma cultura chocante de assassinato e impunidade.
O Homem do Castelo Alto: Adaptada do livro de 1962, o filme apresenta um mundo onde os nazistas e seus aliados venceram a guerra. A partir daí, o autor nos mostra um mundo que vive um misto de fundamentalismo e teocracia.
12 Heróis (também no Vivo Play): Após os atentados de 11 de setembro de 2001, o capitão Mitch Nelson assume a responsabilidade de formar a primeira equipe a operar no Afeganistão após os ataques ao World Trade Center e derrotar o Talibã e seus aliados.
Posto de Combate – The Outpost: Durante a guerra do Afeganistão, diversos soldados foram designados para controlar o movimento Taliban.

 

 

Saiba mais
+ Mãe de Medina compara Yasmin Brunet a ‘atriz pornô’ e colunista divulga conversa
+ Chamada de atriz pornô, Yasmin Brunet irá processar mãe de Gabriel Medina
+ Mulher divide marido com mãe e irmã mais nova: ‘Quando não estou no clima’
+ Em pose sexy, Cleo Pires afirma: "Amando essa minha bunda grande"
+ Médicos encontram pedaço de cimento em coração de paciente durante cirurgia
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Passageira agride e arranca dois dentes de aeromoça
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio