NOVA YORK, 4 FEV (ANSA) – A plataforma de streaming Netflix afastou a atriz espanhola Karla Sofia Gascón, protagonista do filme Emilia Pérez, das campanhas promocionais da produção nos Estados Unidos.
Segundo a revista “The Hollywood Reporter”, a decisão foi tomada após alguns dos tweets da artista considerados racistas e xenofóbicos provocarem uma repercussão negativa.
Responsável pela distribuição da produção nos EUA, Canadá e Reino Unido, a Netflix optou por remover Karla Sofia do material publicitário. Um novo pôster, inclusive, foi divulgado pelo roteirista Sam Herbst e ignora a indicação ao Oscar de “Melhor Atriz”, categoria cuja artista disputa.
Ainda de acordo com “The Hollywood Reporter”, Karla Sofia foi excluída de eventos em Los Angeles, incluindo a homenagem no Virtuosos Awards, que ocorre no Festival de Santa Barbara, no próximo domingo (9).
A expectativa era de que a espanhola participasse nesta semana de diversas iniciativas para promover o filme, ao lado do diretor francês Jacques Audiard e de seus colegas de elenco, como Zoe Saldaña e Selena Gomez, mas sua viagem até os EUA foi cancelada.
Na última semana, após acusar ser atacada por “pessoas que trabalham no ambiente de Fernanda Torres”, concorrente dela à estatueta de “Melhor Atriz” no Oscar, Karla Sofia viu diversas publicações suas de teor racista e xenofóbico serem resgatadas.
A polêmica fez a atriz, que se tornou a primeira mulher transexual indicada ao prêmio da Academia, excluir seu perfil no X. (ANSA).