Netanyahu visita local de massacre do Hamas pela 1ª vez

ROMA, 3 JUL (ANSA) – O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, visitou pela primeira vez o kibbutz Nir Oz desde o massacre do Hamas em outubro de 2023, tendo sido recebido em meio a protestos, informou nesta quinta-feira (3) o Times of Israel.   

Enquanto alguns manifestantes se reuniram na entrada do local, o comboio do premiê preferiu outro acesso. Em meio a cartazes que chamavam de Netanyahu de “senhor abandono”, os participantes do protesto também gritaram “vergonha”, chamando o líder israelense de “corrupto” e de “assassino”.   

Em 7 de outubro de 2023, o grupo fundamentalista árabe Hamas atacou Israel, sendo o kibbutz Nir Oz, perto da fronteira com Gaza, uma das áreas mais atingidas. A ofensiva matou 1,2 mil pessoas. Do lado palestino, o balanço de mortos divulgado pelo Ministério da Saúde de Gaza, controlado pelo Hamas, ultrapassa 55 mil vítimas em mais de um ano e meio de guerra.   

Nas últimas semanas, as forças israelenses têm sido acusadas de atacar civis no enclave, além de matar a população palestina de fome devido ao bloqueio de ajuda humanitária. (ANSA).