Netanyahu ordenou ataques de drones contra flotilha

Netanyahu ordenou ataques de drones contra flotilha

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, teria aprovado operações militares contra dois navios da Flotilha Global Sumud, que transportavam ajuda humanitária e apoiadores pró-palestinos, incluindo a ativista sueca Greta Thunberg e o brasileiro Thiago Ávila.

De acordo com dois funcionários da inteligência americana, citados pela CBS News, as ações receberam sinal verde do chefe de governo no início do mês passado.

Segundo as fontes, nos dias 8 e 9 de setembro, as forças israelenses lançaram drones e dispositivos incendiários contra embarcações atracadas no porto tunisiano de Sidi Bou Said, provocando um incêndio.

Os oficiais dos Estados Unidos ouvidos pela CBS News acrescentaram que o movimento foi uma “provocação deliberada e desnecessária”.

“Se esses relatos forem confirmados, eles aumentarão a vergonha daqueles que nos acusaram de autossabotagem. Esperamos que todas essas informações sejam levadas em consideração pelos promotores, também à luz da denúncia apresentada ao Ministério Público”, afirmou Maria Elena Delia, porta-voz do Movimento Global para Gaza.

Uma das embarcações atingidas foi a Family Boat, de bandeira portuguesa e líder da frota humanitária que tinha o enclave palestino como destino final. Na ocasião, as chamas foram controladas rapidamente e ninguém ficou ferido. O segundo barco atacado teria sido o Alma. (ANSA).