O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, expressou seu “descontentamento” ao presidente russo, Vladimir Putin, neste domingo (10), após o voto da Rússia no Conselho de Segurança da ONU a favor de um cessar-fogo entre Israel e Hamas em Gaza.

“O primeiro-ministro expressou o seu descontentamento em relação às posições contra Israel adotadas pelos delegados russos na ONU e em outros fóruns” em uma conversa telefônica entre os dois líderes, afirma um comunicado do gabinete de Netanyahu.

“Qualquer país que tenha sido atingido por um ataque terrorista criminoso como o que Israel sofreu teria reagido com uma força pelo menos igual à que Israel está usando”, disse ele a Putin.

A resolução do Conselho de Segurança que apela a um cessar-fogo na Faixa de Gaza foi vetada pelos Estados Unidos na sexta-feira.

Em 7 de outubro, o grupo islamista palestino Hamas realizou um ataque sangrento no sul de Israel que matou 1.200 pessoas, a maioria civis, segundo as autoridades israelenses.

Em resposta, Israel lançou uma ofensiva aérea, marítima e terrestre contra o Hamas, deixando pelo menos 17.700 mortos na Faixa de Gaza, a maioria mulheres e menores, segundo o Ministério da Saúde do território palestino, governado pelo Hamas.

mib/gab/hme/meb-hgs/mb/aa/rpr