Netanyahu está ‘enfurecido com os monstros do Hamas’ após entrega de caixões

Eyad BABA / AFP
Militantes do Hamas entregam caixão com corpo de refém Foto: Eyad BABA / AFP

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, disse nesta quinta-feira (20) que seu país está “furioso com os monstros do Hamas” depois que o movimento islamista expôs os caixões que continham os restos mortais de quatro reféns antes de serem entregues.

“Estamos todos enfurecidos contra os monstros do Hamas”, declarou Netanyahu em um vídeo. “Traremos de volta todos os nossos reféns, destruiremos os assassinos, eliminaremos o Hamas e, juntos, com a ajuda de Deus, garantiremos nosso futuro”, acrescentou.

O governo de Israel protestou com Catar e Egito, países mediadores do cessar-fogo na Faixa de Gaza, e com a Cruz Vermelha pelo “espetáculo” organizado pelo Hamas para restituir os corpos de quatro reféns sequestrados em 7 de outubro de 2023.

Antes de entregar as vítimas, o grupo fundamentalista exibiu os caixões em um palco em Khan Younis, diante de um painel que acusava o premiê israelense, Benjamin Netanyahu, de causar a morte dos reféns.

Essa não é a primeira vez que Israel protesta contra as práticas do Hamas no âmbito da trégua: no fim de janeiro, Netanyahu criticou os tumultos vistos durante a libertação de reféns vivos em Gaza.

Já o alto comissário da ONU para Direitos Humanos, Volker Turk, definiu o episódio desta quinta-feira (20) como “abominável”. “Segundo o direito internacional, a restituição de restos mortais deve respeitar a proibição a tratamentos cruéis, desumanos ou degradantes, garantindo dignidade aos mortos e a suas famílias”, disse. (ANSA).