Mundo

Netanyahu diz ser vítima de ‘tentativa de golpe’

TEL AVIV, 21 NOV (ANSA) – O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, foi denunciado formalmente nesta quinta-feira (21) pelos crimes de corrupção, fraude e abuso de poder.   

A denúncia foi apresentada pelo procurador-geral do Estado, Avichai Mandelblit, após uma investigação que durou mais de dois anos. Ao todo, Netanyahu foi incriminado em três casos. O primeiro diz respeito à suspeita de ter recebido presentes de empresários em troca de favores.   

No segundo, o premier é acusado de beneficiar o jornal Yediot Ahronot para obter uma cobertura positiva. Já o terceiro investigou se a companhia de telecomunicações Bezeq, dona do site Walla, fez uma cobertura jornalística benéfica a Netanyahu em troca de favores no governo.   

Nos dois primeiros, ele é acusado de fraude e abuso de poder; no último, desses dois crimes e também de corrupção. É a primeira vez na história de Israel que um chefe de governo no poder é denunciado formalmente por corrupção.   

Netanyahu nega ter cometido qualquer crime e diz ser vítima de uma “caça às bruxas”. O líder conservador não é obrigado a renunciar, mas as denúncias devem aumentar a pressão da oposição por sua saída.   

Ele está no poder desde 2009, mas não conseguiu formar um novo governo depois das eleições de abril e setembro deste ano. Como seu principal rival, o centrista Benny Gantz, também não foi capaz de construir uma aliança, o país deve voltar às urnas em breve.   

Reação – Em seu primeiro pronunciamento após a denúncia, Netanyahu disse ser vítima de uma “tentativa de golpe” e pediu um inquérito contra a magistratura.   

“Houve contra mim investigações contaminadas. Não buscavam a verdade, buscavam a mim. Criaram dossiês montados, sob medida”, declarou, garantindo que continuará no cargo de premier. “O sentido de justiça queima dentro de mim”, disse. (ANSA)

Veja também

+ Pudim japonês não tem leite condensado; aprenda a fazer

+ Conheça o phloeodes diabolicus "o besouro indestrutível"

+ MG: Pastor é preso por crime sexual e alega que caiu em tentação

+ Teve o auxílio emergencial negado? Siga 3 passos para contestar no Dataprev

+ Caixa substitui pausa no financiamento imobiliário por desconto de até 50% na parcela

+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel

+Vídeo mostra puma perseguindo um corredor em trilha nos EUA

+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago

+ 12 razões que podem fazer você menstruar duas vezes no mês

+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?

+ Educar é mais importante do que colecionar