Netanyahu diz que pressão militar sobre Hamas ‘funciona’

Nathan Howard/Reuters
Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro israelense Foto: Nathan Howard/Reuters

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, afirmou neste domingo, 30, que a pressão militar contra o Hamas em Gaza “funciona” e insistiu que o grupo radical islâmico deve entregar suas armas.

“Com relação ao Hamas em Gaza, a pressão militar funciona. Podemos ver que rachaduras estão começando a aparecer” nas intenções do grupo nas negociações, declarou Netanyahu no início de uma reunião de gabinete. “O Hamas deve entregar suas armas. Seus líderes então poderão sair“, acrescentou o político.

Depois de quase dois meses de trégua na guerra contra o grupo radical islâmico Hamas, as tropas isralenses retomaram bombardeios e operações terrestres na região em 18 de março.

+Israel admite disparos contra ambulâncias em Gaza

As declarações de Netanyahu coincidem com os países mediadores — Egito, Catar e Estados Unidos — que tentam negociar um cessar-fogo e garantir a libertação dos reféns israelenses ainda mantidos em Gaza.

Um alto funcionário do Hamas disse no sábado, 29, que o movimento aprovou uma nova proposta de cessar-fogo dos mediadores e pediu que Israel a apoiasse. O gabinete de Netanyahu confirmou o recebimento e disse que havia apresentado uma contraproposta.