Netanyahu decidiu tomar controle total de Gaza, diz fonte

Netanyahy
Benjamin Netanyahu , primeiro-ministro de Israel, é responsável por política de isolamento humanitário em Gaza Foto: Reuters

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, decidiu tomar o controle total da Faixa de Gaza, informou um alto funcionário do governo, citado em reportagem da rede de TV israelense i12, nesta segunda-feira, 4.

Ocuparemos a Faixa de Gaza. A decisão foi tomada“, declarou a fonte.

De acordo com a reportagem, Netanyahu pretende expandir a ofensiva que Israel trava atualmente no enclave palestino até tomar o comando inteiro do território. A expectativa é de que o premiê se reúna com seu gabinete para comunicar a decisão na próxima terça-feira, 5.

+Como Trump atua para enfraquecer a Palestina

Netanyahu comunica aliados

“Devemos continuar unidos e lutar juntos para alcançar todos os nossos objetivos de guerra: a derrota do inimigo, a libertação de nossos reféns e a garantia de que Gaza não representará mais uma ameaça a Israel”, disse o premiê israelense.

Por sua vez, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, deu sinal verde a Netanyahu para lançar uma operação militar contra o Hamas, tendo em vista que Washington e Israel concordam que o movimento palestino islâmico não quer um acordo.

“O Hamas não libertará mais reféns sem a rendição total. Nós não nos renderemos. Se não agirmos agora, os reféns morrerão de fome e Gaza permanecerá sob o controle do Hamas”, concluiu a fonte.