Netanyahu convoca reunião para aprovar ocupação de Gaza

TEL AVIV, 6 AGO (ANSA) – O premiê de Israel, Benjamin Netanyahu, convocou para as 18h (12h de Brasília) desta quinta-feira (7) uma reunião do gabinete de segurança para discutir uma eventual ocupação total da Faixa de Gaza.   

O encontro deveria ter ocorrido na última terça (5), mas foi adiado em meio às divergências entre o primeiro-ministro e o comandante das Forças de Defesa Israelenses (IDF), Eyal Zamir, que é contra o aumento da ofensiva no enclave palestino devido ao risco de que o Hamas e a Jihad Islâmica usem isso como desculpa para assassinar os cerca de 20 reféns ainda vivos.   

Ainda assim, segundo o Times of Israel, o gabinete deve aprovar o plano de ocupação militar total em Gaza, ideia que também é criticada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela União Europeia, mas que teria recebido o aval do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.   

“Uma expansão da guerra poderia causar consequências catastróficas para milhões de palestinos e colocar ainda mais em risco as vidas dos reféns que permanecem em Gaza”, alertou Miroslav Jenca, secretário-geral assistente da ONU para a Europa, Ásia Central e Américas.   

Já a UE disse “rejeitar” qualquer hipótese de “modificação demográfica e territorial contrária ao direito internacional”, enquanto o ministro das Relações Exteriores da Itália, Antonio Tajani, considerou uma eventual ocupação total de Gaza um “grave erro”. (ANSA).