A atriz Maria Marighella, de 44 anos, vai se filiar ao PT e quer disputar uma vaga para a Câmara de Vereadores de Salvador, na Bahia, por meio de uma candidatura coletiva. Ela é neta de Carlos Marighella, um dos principais líderes da luta armada contra a ditadura militar, que foi morto em 1969.

Em entrevista ao Universia, do Uol, Maria comentou o cenário político do país e afirmou que “Marighella é muito maior” do que o presidente Jair Bolsonaro.

“Na verdade, eu falo muito pouco dele [Bolsonaro] porque realmente acho que o nosso problema hoje é muito maior. Há uma questão política em curso no mundo e no Brasil em que se dão os interesses do capital, com um assédio sofrido pelo Brasil e outros países da América Latina”, disse a neta de Marighella.

Para Maria, o presidente é um “joguete dessa história”. “O problema do Brasil é outro. São suas estruturas de justiça, são os mandatários do poder, quem detém o poder, quem detém o capital, quem controla as comunicações e que não tem a coragem de fazer a justiça que o Brasil merece, nem de atravessar historicamente as suas desigualdades para corrigi-las. Marighella não, Marighella é imenso”, afirmou.

A atriz também comentou sobre o filme “Marighella” e avaliou que a obra vai ajudar a disseminar a figura do seu avô. “A luta de Marighella é constantemente afastada da vida do brasileiro. Mas digo que o Brasil precisa muito mais de Marighella do que o contrário”, avalia.