‘Nenhum algoritmo poderá substituir um abraço’,diz Papa a jovens

ROMA, 4 AGO (ANSA) – O papa Leão XIV enviou nesta segunda-feira (4) uma mensagem aos participantes do 36º Festival da Juventude em Medjugorje, que acontece até 8 de agosto, na qual reforça seu apelo em favor do encontro humano, principalmente na era digital.   

“Vocês sabem muito bem que vivemos em um mundo cada vez mais digital, onde a inteligência artificial e a tecnologia nos oferecem mil oportunidades. Lembrem-se: nenhum algoritmo jamais poderá substituir um abraço, um olhar, um encontro verdadeiro, nem com Deus, nem com nossos amigos, nem com nossa família”, enfatizou.   

No texto, divulgado pelo Vaticano, o líder da Igreja Católica usou palavras de esperança, encorajamento e fé, recordando que a fé é um percurso coletivo, sustentado pelo amor de Deus, ou seja, “por meio dos encontros diários, podemos caminhar juntos em nossa peregrinação à casa do Senhor”.   

Além disso, o Pontífice citou Santo Agostinho para falar da “alegria de uma viagem vivida em conjunto, como um povo em peregrinação”. “Ninguém caminha sozinho. Nos encorajamos uns aos outros, acendemo-nos uns aos outros. As chamas dos nossos corações unem-se e tornam-se um grande fogo que ilumina o caminho”.   

Por fim, reforçou a importância de promover o encontro com os outros, em todos os dias. “No caminho da vida, nunca caminhamos sozinhos. A nossa viagem está sempre entrelaçada com a de outra pessoa: somos feitos para o encontro, para caminharmos juntos e para descobrirmos juntos um objetivo comum”, concluiu. (ANSA).