Negociador-chefe da oposição da Síria em Genebra, Mohammad Alloush abandonou o posto. Segundo ele, a comunidade internacional fracassou em fazer um progresso concreto para encerrar o conflito de cinco anos na Síria e continuam os ataques cometidos pelo regime do presidente Bashar al-Assad.

“As últimas três rodadas de negociações em Genebra sob os auspícios da ONU não foram bem-sucedidas por causa da falta de disposição do regime em se comprometer e pela continuação dos bombardeios e agressões contra o povo sírio”, disse Alloush na noite de domingo, em carta ao Alto Comitê de Negociações, órgão representativo da oposição em Genebra. Segundo ele, a comunidade internacional não foi capaz de “implementar as decisões especialmente com respeito ao aspecto humanitário”, para permitir a entrada de ajuda em áreas cercadas, a libertação de presos e um compromisso com o fim da violência.

A saída de Alloush pode ser particularmente problemática para a fragmentada oposição síria. O Alto Comitê de Negociações deve se reunir em Riad em dez dias, a fim de formar uma delegação para as próximas conversas de paz e selecionar o substituto, disse uma porta-voz.

A notícia é também um revés para as negociações de paz. A última tentativa de um cessar-fogo naufragou algumas semanas após seu início, em fevereiro. Fonte: Dow Jones Newswires.