As negociações comerciais entre funcionários de alto escalão dos Estados Unidos e da China serão retomadas nesta semana em Washington – anunciou a Casa Branca nesta segunda-feira (7), dando um sinal de esperança após meses de deterioração das relações.
O enviado comercial de Pequim, Liu He, vai se reunir com o representante comercial americano (USTR), Robert Lighthizer, e com o secretário do Tesouro, Steven Mnuchin, a partir de quinta.
O diálogo no nível mais técnico vem se desenvolvendo desde o mês passado.
As negociações serão centradas em áreas cruciais de preocupação dos americanos desde o ano passado – direitos de propriedade intelectual, transferência forçada de tecnologias patenteadas, agricultura e implementação do que for negociado, disse o comunicado.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse na sexta (4) que existe uma “possibilidade muito boa” de chegarem a um acordo.
“Tivemos bons momentos com a China e maus momentos com a China”, afirmou. “O que estamos fazendo é negociar um acordo muito difícil. Se o acordo não for 100% bom para nós, não faremos”, completou.
Ainda assim, Washington e Pequim preveem continuar a aumentar as tarifas sobre suas respectivas exportações até o fim do ano.