Neblina tóxica em Nova Délhi apesar da proibição de fogos de Diwali

Neblina tóxica em Nova Délhi apesar da proibição de fogos de Diwali

Nova Délhi estava coberta por uma neblina tóxica e espessa nesta sexta-feira (20), depois que uma noite de fogos de artifício por ocasião do festival Diwali fez a qualidade do ar despencar, apesar de uma proibição da venda.

O Supremo Tribunal da Índia proibiu a venda de fogos de artifício antes do festival hindu de luzes para evitar uma repetição da crise de poluição atmosférica pós-Diwali do ano passado, que deixou os cerca de 20 milhões de habitantes de Délhi ofegantes por semanas.

Mas no final da quinta-feira, a concentração de partículas finas PM10 estava em torno de 1.100 microgramas por metro cúbico em algumas partes da cidade – 11 vezes acima dos níveis de qualidade do ar estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Os níveis diminuíram durante a noite, mas ainda eram “graves” em vários distritos da capital na sexta-feira à tarde.

Nesta sexta-feira, um artigo publicado na revista médica The Lancet disse que a poluição foi responsável pela morte de cerca de 2,5 milhões de pessoas na Índia em 2015 – a taxa mais alta do mundo.

Globalmente, o número de óbitos devido à poluição ambiental foi de nove milhões – três vezes mais do que as mortes por aids, tuberculose e malária juntas, segundo o estudo.