Em reunião do Conselho de Administração da Liga Nacional de Basquete (LNB), os clubes definiram pela manutenção do sistema de disputa do Novo Basquete Brasil (NBB). A única diferença da temporada 2020/2021 é que o primeiro turno será realizado em etapas sediadas.

Esse modelo colocará um grupo de times se enfrentando entre si em uma mesma cidade, o que permitirá um maior controle dos protocolos de saúde por causa do novo coronavírus e uma diminuição na logística das equipes nessa primeira fase do campeonato.

Já o formato de sedes do segundo turno continua em aberto e dependerá do cenário da pandemia da covid-19 no Brasil. Caso o sistema volte ao convencional, com jogos nos ginásios de cada clube, será realizado um sorteio para definir quem será o mandante em cada confronto.

Assim como nas temporadas anteriores, os 12 primeiros colocados da fase de classificação vão se classificar para os playoffs, que terão oitavas, quartas, semi e final. Na semana passada ficou definido que o NBB terá 16 clubes na edição 2020/2021 e está previsto para começar no dia 14 de novembro.

A competição seguirá os protocolos determinados pelas autoridades de saúde. No início da pandemia, foi criada uma equipe multidisciplinar, que é formada por médicos, preparadores físicos, técnicos e atletas dos clubes do NBB para avaliar periodicamente o cenário do surto global e ajudar na tomada de decisões.