MOSCOU (Reuters) – Navios de guerra russos e chineses realizaram suas primeiras patrulhas conjuntas na parte ocidental do oceano Pacífico de 17 a 23 de outubro, disse o Ministério da Defesa da Rússia em comunicado neste sábado.

Moscou e Pequim, que realizaram exercícios de cooperação naval no mar do Japão no início de outubro, cultivaram laços militares e diplomáticos mais estreitos nos últimos anos, numa época em que suas relações com o Ocidente azedaram.

As manobras navais têm sido observadas de perto pelo Japão, que disse no início desta semana que um grupo de dez navios da China e da Rússia navegou pelo estreito de Tsugaru, que separa a ilha principal do Japão e a ilha de Hokkaido, ao norte.

“O grupo de navios passou pelo estreito de Tsugaru pela primeira vez como parte da patrulha”, disse o Ministério da Defesa da Rússia em comunicado. O estreito é considerado águas internacionais.

“As tarefas das patrulhas eram a demonstração das bandeiras dos Estados russos e chineses, a manutenção da paz e da estabilidade na região Ásia-Pacífico e a tutela dos sujeitos das atividades econômicas marítimas dos dois países”, acrescentou o ministério.