ALEXANDRIA, 13 FEV (ANSA) – O navio-escola Amerigo Vespucci, apelidado de “o veleiro mais belo do mundo”, atracou no porto de Alexandria, no Egito, nesta quinta-feira (13), marcando sua 35ª etapa na turnê mundial iniciada em 2023, a qual deve se concluir em 10 de junho.
A parada egípcia é a última a contar a pessoas de todo mundo sobre as excelências do Belpaese através da exposição itinerante “Villaggio Italia”.
“O Villaggio Italia foi uma mini exposição itinerante plurianual e um instrumento de diplomacia naval que deu espaço a eventos ligados ao Made in Italy em 360 graus”, disse à ANSA o capitão do navio, Giuseppe Lai, citando alguns dos lugares visitados pela embarcação, como Brasil, Estados Unidos, Austrália e Japão.
A partir de agora, Amerigo Vespucci fará mais duas etapas, uma Mediterrânea, com duas paradas no exterior – Albânia e Malta – e outra italiana, com visitas a diversos portos locais até retornar a Gênova.
“Nas paradas na Itália, contaremos aos italianos sobre a experiência da volta ao mundo, sobre como a Itália e seu povo são vistos ao redor do planeta a partir do ponto de vista cultural, artístico e gastronômico”, explicou Lai.
O veleiro deve chegar a Trieste, na Itália, em 1º de março, passando por 14 portos das principais cidades italianas, além de Durazzo na Albânia, e Malta. A previsão é que o Amerigo Vespucci chegue a Gênova em 10 de junho, após dois anos velejando pelo mundo. (ANSA).