O primeiro navio de ajuda humanitária com suprimentos que segue para a Faixa de Gaza por um novo corredor marítimo era observado nesta sexta-feira da costa do território palestino, informou um correspondente da AFP.

Imagens de vídeo e fotografias da AFP mostram o navio da ONG espanhola ‘Open Arms’, que transporta 200 toneladas de alimentos para os habitantes de Gaza, ameaçados pela fome depois de mais de cinco meses de guerra.

O site especializado Vessel Finder informa que o navio está a cinco quilômetros de Gaza.

Alguns moradores do território se reuniram na costa para aguardar a chegada do navio.

As duas ONGs responsáveis pela operação não anunciaram o horário de chegada da embarcação nem o momento de desembarque da ajuda.

O navio da ‘Open Arms’ zarpou na terça-feira do porto cipriota de Larnaca, com suprimento de arroz, farinha e conservas, fornecidos pela ONG World Central Kitchen (WCK), comandada pelo chef espanhol José Andrés.

O carregamento deve render quase 300.000 refeições. O navio foi inspecionado pelas autoridades israelenses antes de deixar o Chipre.

“Esperamos descarregar a ajuda assim que for possível atracar, mas muitos fatores influenciam a operação complicada”, disse Erin Gore, diretora geral da WCK. A equipe da ONG em Gaza está construindo um cais flutuante para receber a ajuda.

str-rcb/ami/meb/es/fp