19/09/2023 - 6:14
Um navio com trigo zarpou de um porto ucraniano no Mar Negro, apesar da ameaça da Rússia de que poderia atacar as embarcações, anunciaram as autoridades ucranianas nesta terça-feira (19).
“O navio ‘Resilient Africa’, com 3.000 toneladas de trigo, zarpou do porto de Chornomorsk e segue em direção ao Bósforo, na Turquia”, informou o ministro ucraniano de Infraestruturas, Oleksander Kubrakov, na rede X (antes Twitter).
A Rússia abandonou em julho um acordo que permitiu, durante um ano, a exportação através do Mar Negro de produtos agrícolas ucranianos, essenciais para a economia do país invadido e para a segurança alimentar mundial.
Em resposta ao colapso do acordo, a Ucrânia tentou criar corredores marítimos ao longo das costas dos países aliados do Estreito de Bósforo, ignorando as ameaças de Moscou de que poderia afundar os navios que entram e saem dos portos ucranianos.
O ministro afirmou que ‘Resilient Africa’ é um dos navios que entraram na semana passada no porto de Chornomorsk.
O segundo navio permanece no porto e está sendo carregado com trigo destinado ao Egito, afirmou Kubrakov.
A Ucrânia anunciou no sábado que os dois cargueiros, o ‘Resilient Africa’ e o ‘Aroyat’, com bandeira de Palau, navegavam pelo Mar Negro em direção ao porto de Chornomorsk. Estas foram as primeiras embarcações a entrar no terminal desde o colapso, em julho, do acordo de exportação de grãos com a Rússia, estabelecido em 2022 com mediação da Turquia e da ONU.
O acordo permitiu a exportação, durante 12 meses, de quase 33 milhões de toneladas de cereais e outros alimentos ucranianos através do Mar Negro.
Desde julho, a Rússia executa uma campanha de bombardeios contra infraestruturas portuárias e de cereais da Ucrânia, uma forma, segundo Kiev, de impedir a retomada das exportações. Moscou afirma que ataca apenas alvos militares.
bur-ant/avl/zm/fp