TÓQUIO, 3 SET (ANSA) – Um navio com 43 pessoas e 5,8 mil vacas afundou nesta quarta-feira (02) na costa do Japão, informou a Guarda Costeira do país na manhã de hoje (03). Apenas uma pessoa foi resgatada com vida até o momento.   

Segundo as primeiras informações, quando a embarcação Gulf Livestock 1 estava a cerca de 200 quilômetros da ilha japonesa de Amami Oshima, os tripulantes emitiram um pedido de ajuda por conta da passagem do tufão Maysak pela região.   

O homem resgatado, um oficial filipino de 45 anos, informou que o navio teve uma pane no motor e virou por conta dos fortes ventos. Ele sobreviveu cerca de 24 horas no mar usando um colete salva-vidas e relatou que não viu nenhum dos outros tripulantes durante todo o período.   

O Gulf Livestock 1 tinha 134 metros de comprimento e deixou o porto de Napier, na Nova Zelândia, no fim de agosto com destino a Tangshan, na China. A viagem deveria durar 17 dias. A bordo, estavam 39 filipinos, dois neozelandeses e dois australianos, segundo confirmaram as autoridades do Ministério das Relações Exteriores de Wellington.   

Já o Departamento das Relações Exteriores das Filipinas informou que acompanha as buscas e as informações do caso a partir do próprio consulado em Osaka, no Japão.   

O tufão Maysak – equivalente a um furacão de categoria 4 (em uma escala que vai até 5) – atingiu o mar chinês oriental com ventos superiores a 200 km/h, provocando um segundo tufão, o Haishen, que deve continuar a ganhar força nesta semana e seguir até Kyushu, no sul do Japão. (ANSA).