O porta-contêineres chinês Cosco Shipping Panama iniciou neste domingo a viagem inaugural pelo Canal do Panamá ampliado, em meio aos aplausos de milhares de pessoas, que celebraram a passagem da gigantesca embarcação.

O navio deve demorar quase oito horas para chegar à eclusa de Cocolí, no Pacífico, e assim completar a inauguração de uma rota pela qual poderão passar a partir de agora embarcações de até 14.000 contêineres, o triplo da capacidade atual.

“Estamos muito felizes. É um grande dia, um dia de unidade nacional e um dia para o Panamá. Esta é uma rota que é usada por 500 anos e você não pode mudar a história. Esta é a rota que une o mundo, o Canal do Panamá”, disse o presidente panamenho Juan Carlos Varela.

A embarcação, de 48,25 metros de largura por 299,9 de comprimento, chegou à eclusa de Agua Clara, no Caribe, às 7H45 (9H45 de Brasília), diante dos olhares atentos do presidente Varela e de outras autoridades.

Milhares de pessoas receberam a embarcação, que pertence à empresa estatal chinesa China Cosco Shipping, entre aplausos, gritos e com bandeiras panamenhas, ao som da canção “Pátria” do ídolo do país Rubén Blades.

jjr/fp