Naufrágio na costa da Líbia deixa ao menos 18 mortos

GENEBRA, 29 JUL (ANSA) – Pelo menos 18 migrantes morreram em um naufrágio na costa de Tobruk, na Líbia, informou nesta terça-feira (29) a Organização Internacional para as Migrações (OIM).   

O acidente aconteceu no último fim de semana, mas só foi noticiado hoje (29) pela entidade, que expressou profundo pesar pelo ocorrido. Ao todo, 50 pessoas estão desaparecidas e apenas 10 foram resgatadas com vida.   

“Esta última tragédia é um lembrete gritante dos riscos mortais que as pessoas são forçadas a correr em busca de segurança e oportunidades”, escreveu a OIM.   

A organização alertou que a Líbia continua sendo um importante ponto de trânsito para migrantes e refugiados, muitos dos quais são explorados e abusados, além de correr sérios perigos de vida durante a travessia.   

A OIM declarou que ao menos 368 migrantes morreram enfrentando a perigosa rota do Mediterrâneo Central desde o início do ano, além de 291 desaparecidos.   

No mesmo período, especifica a agência da Organização das Nações Unidas (ONU), 13.243 migrantes foram interceptados no mar e levados de volta para a Líbia. (ANSA).