ROMA, 24 FEV (ANSA) – Um naufrágio ocorrido no Mediterrâneo Central no último sábado (20) deixou 41 desaparecidos, entre os quais crianças e mulheres, informou a Agência das Nações Unidas para Refugiados (Acnur) nesta quarta-feira (24).   

Da embarcação, 77 migrantes foram resgatados pelo navio mercantil Vos Triton e levados para a Itália.   

Segundo o relato dos sobreviventes, o barco em que eles estavam saiu da Líbia na sexta-feira (19) e, depois de cerca de 15 horas em alto mar, a água começou a entrar na embarcação.   

Desesperados, eles começaram a tentar todo tipo de comunicação para serem resgatados. Naquele momento, seis pessoas morreram caindo na água e outras duas, vendo um barco distante, morreram afogadas tentando chegar à embarcação.   

A Vos Triton chegou no local por volta de três horas depois, mas como a operação era muito delicada dadas as condições marítimas, outras pessoas acabaram se afogando. Entre os desaparecidos, estão três crianças e quatro mulheres, sendo que uma delas conseguiu salvar seu recém-nascido, que está sendo cuidado na ilha italiana de Lampedusa.   

De acordo com a Acnur, já seriam cerca de 160 vítimas em 2021 no Mediterrâneo Central, a rota considerada a “mais mortal” para os migrantes no mundo. (ANSA).