O navio MV Golden Ray naufragou em oito de setembro de 2019 na costa da Geórgia, nos Estados Unidos. A causa do incidente pode ter sido o mal posicionamento de uma carga na embarcação.

A dona do navio, que estava com 4.200 veículos a bordo, é Hyundar Glovis. A guarda costeira norte-americana informou que o cargueiro sofreu uma instabilidade por conta de uma carga que fez com que o centro de gravidade da embarcação ficasse muito alto.

Segundo o Tenente Ian Oviatt, engenheiro da equipe do Centro de Segurança Marinha da Guarda Costeira em Washington DC, o navio poderia ter adicionado água aos tanques de lastro – compartimentos projetados para estabilidade ao navio – antes de deixar o Porto de Brunswick, evitando assim o acidente.

“A causa do naufrágio do navio foi a falta de energia de correção devido à forma como o navio foi carregado”, concluiu Oviatt.

“O navio poderia ter recebido lastro adicional para estar em conformidade com o Código de Estabilidade Intacta de 2008. A carga também poderia ter sido deslocada para que ficasse em um centro de gravidade mais baixo”, relatou.

Durante uma audição pública, testemunhas revelaram que 280 carros Kia Forte e Accent foram descarregados, com 300 unidades do SUV médio Kia Telluride alocados no navio. O carregamento era superior ao espaço do cargueiro e, por isso, um deck foi adicionado.

O comandante do navio, Hyunjin Park disse que o MV Golden Ray chegou a inclinar durante o carregamento. No entanto, a embarcação foi estava estável na sua partida.

Outro relatos revelaram que, antes do naufrágio, teriam visto fumaça ou chamas, mas nenhuma das testemunhas disse te visto qualquer princípio de incêndio.