A plataforma Natura Musical anunciou, nesta quarta-feira, 22, os projetos selecionados para o Edital 2025/2026. O anúncio, que marca os 20 anos do programa de fomento, foi realizado na Casa Natura Musical, em São Paulo, e contou com apresentações das cantoras Teresa Cristina e Luedji Luna.
- Investimento: O programa investirá R$ 7 milhões em 20 projetos de artistas de nove estados brasileiros.
- Selecionados: A lista inclui nomes como Luedji Luna, Teresa Cristina e Alaíde Costa.
- Foco regional: Nesta edição, 20% dos projetos selecionados são de iniciativas da região Amazônica.
- Histórico: Em 20 anos de atuação, a plataforma já investiu mais de R$ 200 milhões em cerca de 600 iniciativas musicais.
O edital, que recebeu quase três mil inscrições de todo o país, visa apoiar e dar visibilidade a artistas e bandas de diferentes gêneros. Os projetos foram divididos nas categorias de “novos álbuns e turnês” e “programação ao vivo”.
A seleção foi realizada por uma curadoria de 10 profissionais do mercado da economia criativa, incluindo jornalistas, produtores e músicos. Ao todo, serão 16 álbuns produzidos e 17 turnês com circulação em 14 estados, além de dois projetos de programação musical em Minas Gerais e no Pará.
Lançado em 2005, o Natura Musical já apoiou projetos emblemáticos como “A Mulher do Fim do Mundo”, de Elza Soares, além de trabalhos de artistas como Emicida, Liniker, Kaê Guajajara, Juçara Marçal e Rico Dalasam. Em 2017, a plataforma inaugurou a Casa Natura Musical em São Paulo, que recebe anualmente cerca de 200 shows.
‘Nestes 20 anos, Natura Musical investiu na riqueza da cultura brasileira e nosso objetivo principal sempre foi alavancar a diversidade da nossa música (…). Estamos prontos para seguir apoiando artistas de diversas regiões do país.’
Julia Ceschin, Head da Marca Natura e Marketing Estratégico
Confira os artistas contemplados no edital 2025/2026:
- Luedji Luna (Bahia)
- Teresa Cristina (Rio de Janeiro)
- Alaíde Costa (Rio de Janeiro)
- Priscila Tossan (Rio de Janeiro)
- Hermeto Pascoal (São Paulo)
- Afrocidade (Bahia)
- Getúlio Abelha (Piauí)
- Uana (Pernambuco)
- Núbia (Maranhão)
- Fitti (São Paulo)
- Tempo de Mestras (Pernambuco)
- Surararas do Tapajós (Pará)
- Aíla (Pará)
- Lamparina (Minas Gerais)
- Vírus Carinhoso (Bahia)
- Augusta Barna (Minas Gerais)
- Baile do Mestre Cupijó (Pará)
- Iaguara (Pará)
- Autêntica (Minas Gerais)
- Aguidavi do Jêje (Bahia)