26/11/2024 - 8:50
BENTO GONÇALVES, 26 NOV (ANSA) – A Serra Gaúcha está pronta para abraçar o grande público e prepara um Natal em grande estilo ao sabor italiano, Pelo terceiro ano consecutivo, o Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG), município localizado a cerca de 120 quilômetros de Porto Alegre, promove o Natal nos Vinhedos, parte da programação da Festa Nacional do Vinho (Fenavinho), também realizada pela entidade, e que proporciona ao visitante a oportunidade de curtir as festividades natalinas em meio às videiras da região, enquanto degusta os vinhos e espumantes da área produtora mais famosa do Brasil.
Ao todo, serão seis encontros, nos dias 6, 7, 13, 14, 20 e 21 de dezembro, sempre às sextas-feiras e aos sábados, no Km 21 da RS-444 (em frente à vinícola Miolo), com uma programação de shows e números teatrais temáticos.
Em 2024, o evento também reforça seu caráter de incentivo ao turismo, especialmente em um ano difícil para o Rio Grande do Sul por conta da devastação causada pelas cheias de maio, que impactaram severamente a atividade no estado, sobretudo pelo fechamento do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, reaberto em 21 de outubro.
“O Natal nos Vinhedos retrata a nossa cultura da uva e do vinho, valorizando os estabelecimentos enogastronômicos, e sua realização traz um sentido ainda maior a este momento de reconstrução que o Rio Grande do Sul atravessa. Como organização dedicada a promover o desenvolvimento e o empreendedorismo, nos sentimos ainda mais responsáveis por estar ao lado desse setor tão importante para nossa economia e que representa nossa identidade”, disse o presidente do CIC-BG, Carlos Lazzari.
Herança direta da presença de imigrantes italianos, a vitivinicultura é a principal força econômica do Vale dos Vinhedos, que tem a maior concentração de vinícolas por km² da América Latina e é lar da única Denominação de Origem para vinhos do Brasil. Além de brindar e excelência vitivinícola da Serra Gaúcha, o evento também integra a microrregião, envolvendo Monte Belo do Sul e Santa Tereza no projeto e potencializando a visitação aos municípios vizinhos.
“O Natal nos Vinhedos é uma celebração única que une a magia do Natal com a rica herança cultural da Vale dos Vinhedos, um dos lugares mais extraordinários e autênticos do Brasil. Este evento destaca não apenas a beleza da região, mas também o espírito de irmandade e tradição que une o Brasil à Itália”, destaca o Cônsul Geral da Itália em Porto Alegre, Valerio Caruso.
“À medida que nos aproximamos das comemorações dos 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul, iniciativas como essa reforçam o papel da Vale dos Vinhedos como destino turístico de excelência e como um símbolo vivo da conexão entre nossos povos”, acrescenta o diplomata.
Com a proposta de unir a cultura local baseada na produção de uva e vinho, uma data universal e as paisagens idílicas do Vale dos Vinhedos, o evento se consolida como uma proposta original para curtir o fim de ano na Serra Gaúcha e recebeu 15 mil visitantes em 2023.
O palco montado entre os vinhedos, especialmente iluminados para a ocasião, sugere um ar contemplativo para apreciar os espetáculos, enquanto vinícolas e restaurantes da região, instaladas em barraquinhas no entorno do evento, comercializam seus produtos.
As atrações musicais e teatrais incluem a Orquestra de Câmara de Bento Gonçalves e Coral da Casa das Artes (dia 06), a dupla Claus e Vanessa (07), Farina Brothers (13), Trebbiano (14), Rodrigo Soltton (20) e Ragazzi Dei Monti (21). Já a faixa das 20h45 reserva ao público apresentações que prometem encantar com a magia natalina, como os espetáculos Meu Presente de Natal (06), Natal Branco (07), Notas de Natal (13), História de Natal (14) e Um Encanto de Natal (21).
O evento ainda contará com espaço kids, além de infraestrutura completa, incluindo transfers até o local, segurança e banheiros. (ANSA).