Nascimento de planeta é visto pela 1ª vez em tempo real

ROMA-Y77, 21 JUL (ANSA) – Astrônomos conseguiram capturar pela primeira vez o nascimento de um planeta em tempo real, o que pode ajudar na compreensão sobre o processo de formação do nosso próprio sistema solar.   

A novidade vem de um estudo internacional publicado na revista Astronomy & Astrophysics e liderado por pesquisadores italianos do Instituto Nacional de Astrofísica (Inaf) e da Universidade de Florença, também com a participação das Universidades de Bolonha e Milão.   

Por meio do “Very Large Telescope” (“Telescópio Muito Grande”, em tradução literal), situado no Observatório Europeu do Sul (ESO), no deserto do Atacama, no Chile, os astrônomos observaram um planeta recém-nascido com o dobro das dimensões de Júpiter e localizado a uma distância de sua estrela equivalente à de Netuno para o Sol.   

“Jamais poderíamos assistir à formação da Terra, mas aqui, em torno a uma jovem estrela a 440 anos-luz de distância de nós, podemos nos encontrar diante do nascimento de um planeta em tempo real”, disse o astrofísico Francesco Maio, da Universidade de Florença e do Inaf.   

Os pesquisadores conseguiram identificar o planeta na base de um dos braços espirais do disco de gás e poeira que orbita a estrela-mãe. “O que torna essa observação um potencial marco é que, diferentemente de muitas descobertas anteriores, conseguimos detectar diretamente o sinal do protoplaneta, que ainda está profundamente imerso no disco”, explicou Maio.   

“Isso nos dá um nível de confiança muito maior na existência do planeta, pois estamos observando sua luz diretamente”, acrescentou. (ANSA).