ROMA, 17 OUT (ANSA) – A Nasa lançou com sucesso neste sábado (16) a sonda Lucy, que terá a missão de estudar os asteroides troianos de Júpiter. O foguete Atlas V partiu sem problemas da base de Cabo Canaveral, na Flórida, e iniciou sua viagem de vários anos até chegar ao primeiro destino.   

A sonda irá analisar oito asteroides: o primeiro está entre Marte e Júpiter e os demais estão na chamada “região de Troia”.   

A meta é ter novas perspectivas sobre a formação do Sistema Solar, há cerca de 4,5 bilhões de anos.   

“Lucy encarna a busca contínua que leva a Nasa a se expandir pelo cosmos pelo amor à exploração e à ciência, para compreender melhor o Universo e o lugar que ocupamos dentro dele”, disse o chefe da Nasa, Bill Nelson.   

Concebida em 2014 e aprovada em 2017, a missão deve custar cerca de US$ 981 milhões. Antes de atingir seus objetivos, a sonda deve entrar em contato com a Terra por diversas vezes, sendo a primeira prevista para outubro de 2022, em uma passagem próxima a Marte.   

Em 2024, um novo impulso até o primeiro asteroide, chamado de Donald Johanson, o arqueólogo que encontrou os restos mortais de Lucy, considerado o fóssil que reescreveu a história humana, com 3,2 milhões de anos. A chegada próxima a ele deve ocorrer só em 2027 e, depois de quatro sobrevoos, a sonda continuará a viajar até 2033, quando deve chegar aos asteroides troianos. (ANSA).