MILÃO, 13 JAN (ANSA) – A Nasa lançou uma competição global que convida chefs de cozinha e especialistas em gastronomia a projetar um sistema alimentar completo e independente da Terra para astronautas em missões espaciais de longa duração.
O desafio, promovido pela agência espacial dos Estados Unidos, ficará aberto até o fim de julho e oferecerá uma premiação total de até US$ 750 mil (cerca de R$ 4 milhões).
Os participantes da iniciativa deverão criar um plano alimentar abrangente e adequado para astronautas enviados a uma missão a Marte, utilizando um cenário operacional que será fornecido pela Nasa como guia.
Os especialistas precisarão demonstrar não apenas quais alimentos serão oferecidos, mas também como o sistema será organizado e funcionará no espaço. Todos os detalhes devem ser considerados, desde o equilíbrio nutricional e o sabor até a segurança e a usabilidade.
“Este desafio não se resume apenas a alimentar astronautas, mas também pessoas em todo o mundo. Refeições inovadoras, compactas, com longa vida útil e ricas em nutrientes podem ampliar as opções culinárias para grupos como militares ou equipes de resposta a desastres. Ao solucionar problemas em Marte e em futuras expedições planetárias, podemos encontrar soluções também para a Terra”, explicou Jennifer Edmunson, funcionária da Nasa, durante uma coletiva em Huntsville, no Alabama. (ANSA).