Autoridades aeronáuticas lançaram um novo avião supersônico silencioso , capaz de voar mais rápido que a velocidade do som e ir de Nova York a Londres em três horas e meia .

A aeronave supersônica X-59 de 30 metros de comprimento e 9 metros de largura, apelidada de “filho do Concorde”, foi lançada pela NASA e pela Lockheed Martin na sexta-feira, uma inovação que autoridades disseram que esperavam renovar as viagens aéreas comerciais.

A aeronave Concorde , que podia viajar a cerca de 2.100 quilômetros por hora, foi aposentada há cerca de 20 anos, após ser lançada em 1976, atormentada por manutenção dispendiosa e um acidente fatal em 2000.

Sua nova progênie pode viajar a 1.500 quilômetros por hora e, ao mesmo tempo, gerar um estrondo sônico menos perturbador para as comunidades abaixo, devido a inovações em design, modelagem e tecnologias, disseram autoridades.

Ao longo do último meio século, os EUA e outras nações proibiram voos supersônicos devido aos estrondos surpreendentes criados quando os aviões excedem a velocidade do som, que é de 1224 km por hora, observou a NASA num comunicado de imprensa .

Espera-se que o nariz fino e cônico do avião quebrasse as ondas de choque que causariam um estrondo sônico em uma aeronave convencional, e sua cabine está localizada a meio caminho do comprimento do avião, o que significa que os pilotos teriam que confiar em monitores de câmeras para operá-lo.

O X-59 faz parte da missão Questt da NASA, que visa “fornecer dados para ajudar os reguladores a reconsiderar” a proibição.

“Esta é uma grande conquista que só foi possível graças ao trabalho árduo e engenhosidade da NASA e de toda a equipe X-59”, disse a vice-administradora da NASA, Pam Melroy.

“Em apenas alguns anos passamos de um conceito ambicioso à realidade. O X-59 da NASA ajudará a mudar a forma como viajamos, aproximando-nos mais em muito menos tempo.”

A equipe da Quest estava agora se preparando para o primeiro voo da aeronave, programado para o final deste ano, por meio de testes de sistemas integrados, funcionamento do motor e testes de táxi.

Após a viagem inaugural, o X-59 embarcaria em seu primeiro “voo supersônico silencioso”, disseram as autoridades.

“É emocionante considerar o nível de ambição por trás do Quest e seus benefícios potenciais”, disse Bob Pearce, administrador associado de pesquisa aeronáutica na sede da NASA em Washington.

“A NASA compartilhará os dados e a tecnologia que geramos nesta missão única com os reguladores e com a indústria. Ao demonstrar a possibilidade de viagens comerciais supersônicas silenciosas por terra, procuramos abrir novos mercados comerciais para as empresas dos EUA e beneficiar viajantes de todo o mundo.”

A NASA alertou que o X-59 era um “avião experimental único”, e não um protótipo que seria replicado para empreendimentos comerciais.

O custo do projeto é de US$ 632 milhões em oito anos, segundo a Bloomberg .