Tecnologia & Meio ambiente

Nasa dá sinal positivo para primeiro voo da SpaceX com tripulação em 27 de maio

Nasa dá sinal positivo para primeiro voo da SpaceX com tripulação em 27 de maio

A Flight Readiness Review foi concluída! A missão SpaceX Crew Dragon da NASA está liberada para prosseguir para a decolagem, informou a agência espacial no Twitter - NASA/AFP

A Nasa deu sinal verde nesta sexta-feira (22) para o lançamento programado para a próxima semana de dois astronautas a bordo da SpaceX – o primeiro voo espacial a sair com tripulação de solo americano nos últimos nove anos.

Autoridades da agência espacial americana e da empresa de Elon Musk estão no Centro Espacial Kennedy, na Flórida, em discussão desde a última quinta-feira sobre os ajustes finais antes da missão programada para 27 de maio, que ocorre nos Estados Unidos em meio à pandemia de coronavírus.

“A Flight Readiness Review foi concluída! A missão SpaceX Crew Dragon da Nasa está liberada para prosseguir para a decolagem”, informou a agência espacial no Twitter.

A previsão é de que os astronautas americanos Robert Behnken e Douglas Hurley decolem da Plataforma Kennedy de Lançamento 39A às 16H33 (20H33 GMT) da próxima quarta-feira rumo à Estação Espacial Internacional, que atualmente abriga dois russos e um americano.

Astronautas americanos têm voado para a Estação Espacial Internacional em foguetes russos da Soyuz desde que o programa envolvendo ônibus espaciais terminou em 2011, após três décadas.

Se a missão da SpaceX for bem-sucedida, os EUA atingirão seu objetivo de não precisar mais comprar assentos nos foguetes da Soyuz, da Rússia, para dar carona aos seus astronautas rumo à estação espacial.

Nos últimos anos, os Estados Unidos gastaram bilhões de dólares na SpaceX e na Boeing, numa tentativa de recuperar a capacidade de enviar astronautas ao espaço.

Veja também

+ Cantora MC Venenosa morre aos 32 anos e família pede ajuda para realizar velório
+ Homem salva cachorro da boca de crocodilo na Flórida
+ Conheça o phloeodes diabolicus "o besouro indestrutível"
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ Cirurgia íntima: quanto custa e como funciona
+ MasterChef: Fogaça compara prato com comida de cachorro
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel