Nasa aborta 2ª tentativa de lançar missão à Lua

ROMA, 3 SET (ANSA) – A Nasa abortou a segunda tentativa de lançamento da missão Artemis 1, que levará uma cápsula não-tripulada para a órbita da Lua.   

A decolagem estava prevista para ocorrer após as 15h17 (horário de Brasília) deste sábado (3), no Centro Espacial Kennedy, na Flórida.   

Desta vez, a suspensão foi causada por um vazamento de hidrogênio líquido, um dos combustíveis do megafoguete SLS (sigla em inglês para Sistema de Lançamento Espacial).   

Como não foi possível eliminar o problema a tempo, a diretora de lançamento, Charlie Blackwell-Thompson, decidiu abortar a operação, seguindo um parecer de sua equipe técnica.   

“A missão Artemis 1 para a Lua foi adiada. As equipes tentaram solucionar um problema ligado a um vazamento no equipamento de transferência de combustível para o foguete, mas sem sucesso”, informou a Nasa no Twitter.   

Na última segunda-feira (29), a agência já havia cancelado o lançamento devido a um problema técnico em um dos quatro motores principais do SLS. A próxima janela de decolagem está prevista para 5 de setembro, mas a Nasa ainda vai confirmar a data.   

O objetivo da Artemis 1 é levar a cápsula Orion para a órbita da Lua e trazê-la de volta em segurança para a Terra, como forma de preparativo para o retorno de seres humanos ao satélite natural, previsto para 2025.   

A Nasa quer estabelecer uma presença humana de longo prazo na Lua, tendo em vista a exploração do espaço profundo, principalmente o planeta Marte. (ANSA).