O Napoli, atual campeão italiano e líder da Serie A, teve dificuldades em sua estreia na Copa da Itália, mas garantiu vaga nas quartas de final nesta quarta-feira (3) após vencer o Cagliari nos pênaltis (1-1 no tempo regulamentar e 9-8 nas penalidades).
O time napolitano, que abriu o placar aos 28 minutos com um gol de Lorenzo Lucca, parecia destinado a uma vitória tranquila. Mas o Cagliari empatou por meio de Sebastiano Esposito no segundo tempo (67′).
Ao final do tempo regulamentar, conforme estipulado pelas regras da Copa da Itália, as duas equipes decidiram a partida nos pênaltis, sem precisar de prorrogação.
O quarto cobrador do Cagliari, Mattia Felici, foi o primeiro a errar, acertando o travessão do Napoli para a alegria da torcida no Estádio Diego Armando Maradona.
Mas o brasileiro Davis Neres, que poderia ter garantido a classificação para sua equipe, chutou mal e a bola foi facilmente defendida pelo goleiro Elia Caprile.
Foi somente na décima cobrança do Cagliari, de Zito Luvumbo, que o goleiro do Napoli Vanja Milinkovic-Savic, especialista em pênaltis, fez sua primeira defesa. E foi decisiva, já que em seguida seu companheiro de equipe, Alessandro Buongiorno, garantiu a classificação para o seu time.
Na próxima fase, o Napoli enfrentará o vencedor do confronto entre Como e Fiorentina, marcado para o final de janeiro.
As oitavas de final continuam nesta quarta-feira com o duelo entre Inter de Milão e Venezia, último clube da Serie B ainda na disputa, enquanto o atual campeão Bologna recebe o Parma na quinta-feira.
— Jogos desta quarta-feira:
(+) Atalanta – Genoa 4-0
(+) Napoli – Cagliari 1-1 (9-8 nos pênaltis)
Inter de Milão – Venezia
Já disputado (na terça-feira):
(+) Juventus – Udinese 2 – 0
— A serem disputados:
– Quinta-feira, 4 de dezembro:
Bologna – Parma
Lazio – Milan
– Terça-feira, 13 de janeiro de 2026
Roma – Torino
– Terça-feira, 27 de janeiro de 2026
Fiorentina – Como
(+): classificados para as quartas de final
jr/aam/cb