Napoli é punido e só poderá contratar com saldo zero

ROMA, 23 DEZ (ANSA) – Algumas horas depois de conquistar a Supercopa da Itália, o Napoli, atual dono do Scudetto, recebeu uma punição e só poderá operar na janela de transferências de janeiro com saldo zero.   

A medida foi aplicada por uma comissão independente responsável por supervisionar as contas dos clubes profissionais italianos. De acordo com o órgão, o Napoli apresentou uma relação custo/receita de mão de obra expandida inferior a 0,8%, o que significa que, para cada jogador contratado, deverá haver uma saída de valor equivalente.   

O Napoli não será o único clube da Série A a participar do próximo mercado de transferências de forma limitada. O recém-promovido Pisa, que luta contra a zona de rebaixamento, também terá de manter o saldo zerado.   

A decisão representa um duro golpe para a equipe comandada por Antonio Conte, que planejava reforçar o elenco na janela. A situação poderá se agravar, já que o indicador se tornará ainda mais restritivo a partir de 1º de julho. O descumprimento das regras nessa fase resultará em uma proibição total de transferências.   

Na Série B da Itália, Cesena, Frosinone, Padova e Venezia também permanecerão impedidos de contratar, a menos que realizem uma recapitalização.   

Em contrapartida, a Lazio recebeu notícias positivas. A comissão indicou que o clube da capital cumpriu os limites exigidos e poderá operar normalmente no mercado. Com isso, o presidente Claudio Lotito terá condições de atender aos pedidos do técnico Maurizio Sarri para reforçar o elenco. (ANSA).