Esportes

Napoli anuncia Gennaro Gattuso como novo técnico

O Napoli anunciou nesta quarta-feira a contratação de Gennaro Gattuso como novo técnico da equipe principal, um dia após demitir Carlo Ancelotti pelos maus resultados no Campeonato Italiano.

Gattuso, de 41 anos e campeão do mundo como jogador com a Itália em 2006, deixou o cargo de técnico do Milan ao fim da última temporada, depois de não conseguir classificar a equipe para a Liga dos Campeões.

A experiência no Milan, clube no qual disputou toda a carreira de jogador, foi a única de Gattuso como técnico em uma equipe profissional.

O Napoli se classificou na terça-feira para as oitavas de final da Liga dos Campeões ao golear por 4 a 0 o Genk belga, um resultado que não impediu a demissão do contestado Ancelotti.

A má temporada do Napoli no Campeonato Italiano (7º lugar a 17 pontos da líder Inter de Milão) e os desentendimentos entre jogadores e dirigentes colocaram Ancelotti sob enorme pressão, a ponto de uma classificação na Champions não ser suficiente para manter o experiente técnico no cargo.

“Ancelotti é como um pai para mim, em todos esses anos sempre esteve próximo e me ajudou. Ele ganhou tudo, enquanto eu ainda tenho que provar muita coisa”, declarou Gattuso sobre seu antecessor, que foi seu técnico no Milan e com o qual conquistou das Ligas dos Campeões (2003 e 2007) e um Campeonato Italiano (2004) como jogador.

Ao ser apresentado em coletiva de imprensa, Gattuso afirmou que “encontrei uma equipe que tem noção do momento que atravessa e que quer sair dessa”.

“Ver o Napoli nesta situação me deixa triste (…) Esta equipe tem potencial para estar entre os primeiros quatro do campeonato”, completou.

Gattuso explicou que “o objetivo é somar pontos e melhorar na tabela para se classificar para a próxima Liga dos Campeões”.

stt/mcd/dr/am

Tópicos

fbl ITA