NÁPOLES, 17 DEZ (ANSA) – A prefeitura de Nápoles, na Itália, deu início nesta quarta-feira (17) à demolição dos últimos apartamentos restantes do complexo residencial Le Vele, no bairro de Scampia, local com forte presença do crime organizado, que ficou conhecido mundialmente na série “Gomorra”.
O prefeito Gaetano Manfredi e o governador da Campânia, Roberto Fico, acompanharam os trabalhos, enquanto duas grandes escavadeiras começavam a destruir a Vela Rossa, um dos cenários do programa de TV baseado no livro homônimo de Roberto Saviano sobre a máfia local, a Camorra.
“Hoje é um dia histórico para Scampia. Nosso projeto de revitalização desta parte da cidade está avançando muito rapidamente. Ao redor, é possível ver os novos prédios sendo construídos”, declarou Manfredi, destacando que “o lugar que durante anos foi um símbolo negativo de Nápoles está sendo transformado em um local de esperança e oportunidades para os moradores de Scampia e para todos os cidadãos napolitanos”.
A demolição deverá ser finalizada até o final de março, quando o governo municipal espera ter concluído “quatro prédios com aproximadamente 150 apartamentos na fase inicial de reconstrução”.
Já a conclusão das obras dos outros prédios, da escola e dos demais serviços, que darão início a “um novo bairro, com aproximadamente 500 apartamentos”, deve ocorrer até 2028.
(ANSA).