No último domingo (05), Tuca Andrada, de 58 anos, deu o que falar ao compartilhar um vídeo na rede social informando seus seguidores que criou uma vaquinha online para arrecadar dinheiro. No Instagram, o ex-ator da TV Globo, quer levantar R$ 50 mil para estrear a peça ‘Vamos Brincar Daquilo’ (Let’s Play That).

Por que Tuca Andrada pediu dinheiro na web e não solicitou a Lei Rouanet ?
Além de Tuca Andrada: relembre famosos que pediram ajuda financeira nas redes sociais

“Eu estou ensaiando desde março do ano passado e vou estrear em março de 2023. Durante todo esse tempo, eu coloquei o meu dinheiro. Não tenho lei de incentivo, não tenho patrocínio, nem apoio de ninguém. Eu vim aqui passar o chapéu. Quem puder e quiser ajudar. Qualquer real é bem-vindo”, disse Tuca.

“Os recursos serão destinados para complementar os custos da montagem do espetáculo, como: locação complementar de som e luz, produção, técnica, gráfica, programador visual, cenário, figurino etc”, completou o artista ao detalhar qual será o destino do dinheiro.

Após a repercussão que o pedido da ajuda financeira teve na mídia, na noite de terça-feira (07), Tuca voltou a usar a web para deixar claro que não está passando fome e reafirmou precisar do dinheiro pois não tem nenhum patrocínio que possa custear a nova produção teatral.

“Agradeço pela preocupação com meu bem-estar. Eu tô ótimo, não tô passando fome, necessidade, precisando de dinheiro extra pra mim. Aquele negócio é uma vaquinha pra uma peça que eu não tenho patrocínio, não tenho apoio, não tenho lei”, explicou ele.

Por que Tuca Andrada não solicitou a Lei Rouanet como fez Claudia Raia ?

No final de janeiro deste ano, a atriz Claudia Raia, de 56 anos, foi detonada nas redes sociais após o Ministério da Cultura autorizar a captação de R$ 5 milhões por meio da Lei Rouanet, criada em 1991, no governo Fernando Collor, que concede incentivos fiscais a pessoas físicas e empresas privadas patrocinadoras de produtos ou serviços na área da cultura.

Segundo informações disponibilizadas no Diário Oficial da União, o projeto tem por objetivo a pesquisa, a montagem e a manutenção de dois espetáculos produzidos e encenados por Raia. Ela apresentou a proposta de uma “atividade formativa de 40 horas sobre prática das artes cênicas e o mercado profissional para atores”.

A artista recebeu críticas por meio das redes sociais após vazar o caso na mídia. “Lei Rouanet é para ajudar atores em início de carreira, não quem está com a vida pronta”, disse uma das críticas ao projeto. “Por isso tanto ódio por Jair Bolsonaro. Nunca ele liberaria um absurdo desse para vocês”, escreveu uma apoiadora do ex-presidente no Twitter.

Na época, a IstoÉ Gente entrou em contato com a assessoria de imprensa de Claudia Raia para saber se ela gostaria de se pronunciar sobre o assunto, mas não tivemos retorno.

O que é a Lei Rouanet?

A Lei Rouanet foi criada em 1991, no governo Fernando Collor. Ela concede incentivos fiscais a pessoas físicas e empresas privadas patrocinadoras de produtos ou serviços na área da cultura. A aprovação no Ministério da Cultura não garante a captação nem a execução do projeto, que fica a cargo dos proponentes.

A captação é feita por renúncia fiscal. É uma reorganização de imposto, que seria pago aos cofres públicos, mas é direcionado a produções artísticas. Para pessoas físicas, o limite da dedução é de 6% do Imposto de Renda a pagar; para pessoas jurídicas, 4%.

As empresas escolhem os projetos em que querem investir, não o governo.