Geral

‘Não tem importância o que ele fala’, diz Cacique Raoni sobre críticas de Bolsonaro

Crédito: Reprodução/TV Globo

Em entrevista com Pedro Bial na última quinta-feira (03), o Cacique indígena da etnia Kaiapó falou sobre suas perdas e também sobre as críticas recebidas de Jair Bolsonaro.

Nascido e criado às bases do Xingu, o Cacique Raoni Metuktire formou-se diplomata na prática, dialogando com chefes de estado de diferentes épocas e ideologias. Segundo o apresentador Pedro Bial, Raoni é o último grande estadista do século 20, globalmente reconhecido e celebrado.

O cacique falou sobre o ano de 2020, no qual sofreu com perdas familiares e teve sua saúde testada em alguns momentos. Em junho deste ano, Raoni perdeu Bekuika, sua companheira de vida. Em julho, sofreu com uma infecção intestinal e em setembro contraiu a Covid-19.

“Eu perdi a minha esposa, mas mesmo assim decidi seguir em frente com a minha luta. Os nossos antepassados, nossas avós e avôs foram os primeiros habitantes desta terra aqui, e antes não existia esta destruição Depois vocês brancos cruzaram o mar e chegaram aqui até nos. Vocês vieram em barcos e chegaram até aqui, onde vivam os nossos antepassados, e vocês os enganaram. Mas vocês não conseguiram fechar meus olhos nem tapar meus ouvidos. Os garimpeiros, os madeireiros, os fazendeiros estão neste momento destruindo a nossa floresta, e eu não posso aceitar”, falou Raoni.

Entre algumas pessoas que já insultaram o Cacique, o presidente Jair Bolsonaro aparece na lista. Com um discurso sobre a Amazônia na ONU, em 2019, o ex-deputado federal afirmou: “acabou o monopólio de Raoni”.

Questionado por Bial se teria alguma mensagem para o presidente, o Cacique disse: “Para mim não tem importância o que ele fala. Eu vou seguir a minha luta. Você entendeu?”.

Veja também
+ Corpo de Gabby Petito é encontrado, diz site; legista afirma que foi homicídio
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Instituto Gabriel Medina fecha portas em Maresias
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Passageira agride e arranca dois dentes de aeromoça
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio