O presidente da distrital do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) em Boston, Eric Rosengren, disse hoje que não elevar os juros básicos agora coloca a expansão da economia norte-americana em risco, ao gerar “desequilíbrios significativos” que podem levar a uma recessão.

Rosengren foi um dos três dirigentes dissidentes na reunião de política monetária de quarta-feira, quando o Fed decidiu manter os juros inalterados. Na ocasião, Rosengren defendeu uma alta de 0,25 ponto porcentual nos juros.

Em comunicado divulgado pelo Fed de Boston, Rosengren afirma que o argumento a favor de elevar juros “tornou-se ainda mais convincente”, uma vez que o mercado de trabalho continua melhorando e a taxa de desemprego se aproxima de níveis que podem não ser sustentáveis no longo prazo.

“Eu acredito que ultrapassar significativamente a meta de pleno emprego pode reduzir, em vez de ampliar, a duração desta recuperação”, disse Rosengren.

Segundo Rosengren, uma taxa de desemprego abaixo de 4,5% poderá trazer mais trabalhadores para a força de trabalho, mas apenas temporariamente. A experiência, diz ele, mostra que o desemprego muito baixo poderá causar o aquecimento exagerado da economia, impulsionar a inflação e aumentar os desequilíbrios nos mercados financeiros.

O importante é garantir uma recuperação econômica prolongada e durável, completou Rosengren. Fonte: Dow Jones Newswires.