Se as redes sociais, como WhatsApp, Instagram e Facebook já tiram a concentração de qualquer um, as ligações indesejadas têm dificultado e muito a vida dos brasileiros nos últimos anos. Operadoras de celular, bancos e empresas de cobrança buscando desconhecidos são as principais reclamações do consumidor. Para amenizar o problema, plataformas colaborativas começaram finalmente a lidar com o problema. O site “Não me Perturbe” é um dos mais populares: basta fazer um cadastro e informar os números a serem bloqueados. Criado em 2019, contava até o final do ano passado com 10 milhões de contatos bloqueados. Já o aplicativo sueco Truecaller e o americano Hiya identificam quem está ligando mesmo que o número não esteja armazenado no aparelho. Isso acontece porque os desenvolvedores usam bases de dados de números identificados pelos próprios usuários como “spam”. Porém, a novidade que deve resolver boa parte da questão vem da própria Anatel.

Desejável silêncio

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) definiu o código 0303 como prefixo padronizado para a identificação das chamadas de telemarketing. A resolução foi publicada em dezembro, mas o prazo para a implementação das regras é de 90 dias para as prestadoras de telefonia móvel e de 180 dias para as de telefonia fixa. O uso do 0303 será obrigatório e exclusivo para os serviços do chamado telemarketing ativo. As redes de telecomunicações deverão identificar o prefixo de maneira clara no visor do aparelho dos usuários.

Para o especialista em análise de dados Denni Carvalho, de 43 anos, será difícil terminar definitivamente com o problema, principalmente por causa das empresas de cobrança que ligam perguntando por pessoas que não são donas da linha. “Passei anos recebendo ligações buscando por nomes que não tinham nenhuma relação comigo. Isso diversas vezes ao dia”, diz. Para ele, os números randomizados, que começam iguais e que mudam apenas os últimos dígitos torna a tarefa de registrar cada ligação quase impossível. “A cobrança de dívidas não entra como telemarketing, será que vou seguir respondendo que esse celular não é da Maria?”, explica. Carvalho possui o mesmo número desde 2006 e não entende como podem procurar tanto pessoas erradas. Outra preocupação constante dos consumidores em sites como “Reclame Aqui” é de dar nó no cérebro: você contrata um serviço de internet com uma empresa e a própria empresa começa a ligar oferecendo o serviço recentemente contratado. Idosos e aposentados também são alvos fáceis de bancos e empresas duvidosas oferecendo empréstimos consignados. Muitas das chamadas fazem parte de golpes e são puro roubo de dados. Será que a paz telefônica virá para ficar?