Durante uma live no Instagram com o jornalista Wellington Andrade, o ator Nando Cunha fez um desabafo sobre o preconceito que os atores negros sofrem quando são escalados para as produções na televisão.

Ele disse que o tratamento dado aos pretos é diferente em comparação aos brancos. “Quando a gente é chamado para fazer um papel em uma novela é para interpretar um negro. ‘Ah! você vai viver um médico’, você vai viver um médico negro. Interpretar um engenheiro? Você vai interpretar um engenheiro negro com todos os estereótipos deles e isso não muda”.

Nando ainda falou que isso só vai parar quando mais roteiristas negros tiverem oportunidades de serem autores. “Só vai mudar quando um negro escrever para nós, quando um roteirista escrever para os negros”.

E continuou: “Um branco quando é chamado para fazer um personagem, ele vai fazer um ser humano e nós quando somos chamados é para fazer um negro. Essa é a verdade. Nós nunca somos chamados para fazer um ser humano porque no imaginário da sociedade nós não somos. Eu posso ter títulos como mestrado, doutorado, pós-doutorado que eu vou ser sempre o homem negro e a mulher negra. Esses estereótipos precisam ser extirpados da sociedade”, concluiu.

Vale lembrar que o artista foi demitido do elenco da novela ‘As Aventuras de Poliana’, do SBT, após criticar o tratamento que seu personagem recebeu na trama.